sábado, 9 de julho de 2016

Medo, ultrassom e cisto sebáceo

"Bendito seja Deus que me criou
Bendito seja Deus que me libertou
Mudou minha sorte
Livrou minha vida da morte
Bendito seja Deus que me curou"

Ontem foi o dia do tão temido ultrassom. Passei uma semana me preparando emocionalmente para fazer o exame, repensava em tudo o que o médico tinha me dito. Mesmo assim, simulava na mente situações não tão favoráveis para não ser pega de surpresa. Sou virginiana, quando algo não sai como planejo, fico arrasada, principalmente quando o assunto é a minha saúde.

O importante é que fui assimilando devagar e na hora de entrar na sala do exame, estava bem tranquila, acho que bons espíritos me guiaram. Cheguei lá, fiquei feliz de rever a Dra Vânia que fez a minha biopsia e ultrassonografia. Disse que não tinha levado nenhum exame, pois não tinha mais câncer; ela disse que estava certa de pensar assim e que tinha os resultados anteriores digitalizados. 

Contei tudo o  que aconteceu comigo depois da biópsia, mostrei fotos do meu pós cirúrgico e também da pequena tumoração que surgiu um pouco acima da cicatriz. Ela olhou e disse, "Pô, cara, não é possível, você veio aqui em 2014 e não é possível de já ter algum problema, acho que isso é inflamatório, mas tem que ver sim." Daí ligou a maquininha e confirmou cisto sebáceo, disse que as minhas glândulas linfáticas não tiveram nenhuma alteração e isso é bem positivo, falou também que fez com o doppler que é para ver melhor e que era mesmo cisto sebáceo. A cápsula do cisto está bem próximo à cicatriz.

Agradeci muito a ela, disse que ela foi muito importante nesse processo de cura e que sempre pensava em passar lá para dar um presente a ela. Ela disse que, para um verdadeiro médico que ama o que faz, o maior presente é ver o paciente bem depois de quase um ano meio. 

Comentei que vou viajar em agosto, ela disse que o ideal ,para não ter sustos na viagem,é tirar esse cisto, porque pode inflamar. Não sei, vou conversar com o meu médico, não queria tirar não. Sei que o procedimento é simples, mas não gostaria de levar pontos antes de viajar, fora que não gostei do que senti quando fiz o procedimento com anestesia local, é muito estranho . Farei o que for melhor, masse puder evitar, sem riscos, o terceiro procedimento cirúrgico em menos de um ano, prefiro. Aff!

Depois falei com o meu pai que estava lá fora me esperando já com dor de cabeça, ele ficou muito feliz. Liguei para a minha mãe que chorou no telefone e avisei às pessoas próximas que também estavam esperando ansiosamente. Como tirei o dia do trabalho, pude relaxar e fui ao cinema assistir a um documentário bem interessante, que fala sobre fé, espiritualidade Espaço além, Vale a pena assistir!

Apesar de todo o medo que senti esses dias, posso dizer que receber um bom resultado em exame , compensa e nos faz sentir mais seguros. Uma vez li em um blog que o câncer nos mostra esse outro lado da vida que se assemelha a um quarto escuro, adorei essa metáfora. Passei uma semana, como criança, dormindo no quarto escuro, aprendendo a lidar com os medos e incertezas que fazem parte da vida de qualquer um. Essa noite também dormi no quarto escuro, mas acreditando que não há, por enquanto, monstros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página